Artigos

LÍNGUAS NACIONAIS DE ANGOLA

Angola é um país situado ao sul do continente Africano, com uma extensão de 1.246 700 km², dividi por 18 províncias, Com uma população estimada em 20.900.000 habitantes (estimativa de 2012).  Angola tem como língua oficial o Português, mas possui seis línguas africanas que detém o estatuto de línguas nacionais, como o Umbumdo, o Kimbumdu, o kikongo, ucôkwe , o nganguela e o ukwanyama. 

O Umbumdu é uma língua banta falada pelos ovimbundos das montanhas centrais de Angola , sendo considerada a língua nacional com mais falantes em Angola. kimbundu, é a segunda língua nacional mais falada, cerca da quarta parte da população , maioritariamente na zona centro-norte, no eixo Luanda-Malanje e no Kwanza-Sul, falam esta língua.  kikongo é a língua nacional Angolana falada pelos povos denominados Bakongo, situado mais a norte do pais, nas províncias do (Uíge, do Zaire, de Cabinda) e parte do Kwanza-Norte. A língua Côkwe é falada pela população, localizada à Nordeste, Sul e Norte da Lunda, no leste do Bié, a oeste do Moxico, na região central do Kuando-Kubango, no Kunene e em Malanje. Os dialectos usado pelos Côkwe são: o Minungo o Ulanda e o Ukhongo. A Sul e Sudeste do Planalto Central de Angola, encontram-se os povos designados como Ganguela - Lwena, Luvale, Mbunda, Lwimbi, Kangala, Ambwila, Lutchaz, Kamachi, que falam a língua com o mesmo nome. Ainda a Sul,sudeste e Sudoeste do pais, nas províncias de Namibe, Cunene,Cuando-Cubango, etc , residem povos como Ovambo, Kwamatu, os Kafima, os Evale, os Ndombondola, os khoisan, os Herero, os Vakuval, os Himba e os Dimba. Esses povos falam a língua conhecida como ukwanyama.


PROMOÇÃO DAS LÍNGUAS NACIONAIS


Durante o período colonial, o uso das línguas indígenas estava praticamente circunscrito ao ensino do catolicismo. Contudo, a língua portuguesa não conseguiu fixar-se em todo o território devido à limitada utilização que as populações africanas dela faziam, principalmente nas zonas rurais, permanecendo as línguas indígenas, relativamente intactas.
Com a independência do país, algumas dessas línguas adquirem o estatuto de línguas nacionais, coexistindo com a língua portuguesa como veículos de comunicação e expressão, teoricamente em pé de igualdade.
Com vista à valorização, utilização e promoção das línguas locais, o Instituto de Línguas Nacionais de Angola fixou normas ortográficas dos idiomas côkwekikongo,kimbundumbundaoshikwanyama e umbundo, estudando os aspectos fonéticos, fonológicos, morfossintácticos, lexicais e semânticos. Os resultados deste trabalho de investigação serviram de base à elaboração de material didáctico para a futura introdução destas línguas no ensino primário, em paralelo com o português.
Nos media as línguas africanas são também utilizadas, por exemplo, pela emissora de rádio Ngola Yetu (Nossa Angola, em kimbundu), que emite diariamente programas e notícias em sete idiomas.

FONTE:wikipedia


LIVROS DE ESCRITORES ANGOLANOS A SEREM ESCRITOS, NA LÍNGUA NACIONAL ANGOLANA



Ana Maria de Oliveira, autora de Kauyka.


fonte:angop
A escritora Ana Maria de Oliveira apresenta, dentro de meses, a versão dos livros infantis “Kauyka” em língua nacional kimbundu e umbundu, anunciou ontem a autora à Angop.
Segundo a escritora, esta versão vai ser escrita noutras línguas nacionais, mas neste momento só está ainda em kimbundu e umbundu, para facilitar a leitura a outras crianças que falam frequentemente estas línguas e ajudar a valorizar mais a cultura nacional.
A colecção “Kauyka” é composta por cinco livros e a sua apresentação, segundo a autora, é feita sempre em homenagem à criança africana e ao seu mês, que se assinala em Junho.





CONHEÇA O DICIONÁRIO “Dicionário Ngola Yetu” O PRIMEIRO DICIONARIO ONLINE DE LÍNGUAS NACIONAIS ANGOLANA


Acaba de ser lançado o “Dicionário Ngola Yetu“, o primeiro dicionário online de línguas nacionais angolanas desenvolvido com o objectivo de solidificar a cultura angolana e massificar o seu uso no seio dos jovens internautas e não só.
O site tem um visual simples e intuitivo (faz lembrar o Google) e funciona mais ou menos como um motor de buscas. O usuário digita o termo que pretende consultar faz a busca, neste momento a ferramenta está disponível apenas para tradução Português/Kikongo e Português/Umbundo.
A idealização e construção do site  esteve a cargo do jovem programador angolano C-lio Garcia. Para ter acesso ao site e começar já a praticar as nossas línguas nacionais entre aqui. Pode também visitar a página no Facebook e deixar o seu “Gosto”. Em breve publicaremos uma entrevista com o criador deste projecto, fique atento.
FONTE:menosfios


VER IDIOMAS NACIONAIS ARTIGO DIVULGADO PELO MINISTERIO DA ADMINISTRAÇÃO E TERRITÓRIO


LEI SOBRE ESTATUDO DAS LÍNGUAS NACIONAIS



A IMPORTÂNCIA DAS LÍNGUAS NACIONAIS NA UNIDADE DA FAMÍLIA 


13 comentários:

  1. Gostei tanto, como angolana sou, sinto-me tão orgulhosa por ser Sulana.

    ResponderEliminar
  2. A língua oficial e o português
    Mas a língua que caracteriza o Povo Angola é o Umbumdo ?

    ResponderEliminar
  3. Excelente trabalho de pesquisa por parte da autora, eu também seguirei a mesma linhagem.

    ResponderEliminar
  4. muito obgd amei imenço saber sobre esta pais lindo

    ResponderEliminar
  5. Que ótimo programa! Maravilha!

    ResponderEliminar
  6. Olha mano preciso da tua ajuda

    ResponderEliminar
  7. Preciso de ajuda 921912504

    ResponderEliminar